Instituto Hypnos

sexta-feira, agosto 25, 2006

::: PÍLULAS :::

Como sempre, faça chuva ou faça sol, ou mesmo com a umidade relativa do ar em 5%, lá vão as desta semana:


Primeiro as primeiras coisas

Pois é, durante essa semana aconcheguei-me no sofá e, sistematicamente, vi todas as propagandas do horário político. Antes que vocês pensem que vou achincalhar nossos candidatos, vou apenas dizer uma ou duas palavras sobre as propostas, sempre balizadas e imbuídas de tão grande cuidado e atenção por nosso País (lembrei-me até do Salmo 68: O zelo por Tua casa me consome....).

Por conta de tal zelo os "pretendentes da viúva", como diz aquele colunista, estão realmente querendo fazer o possível e, principalmente, o impossível pelo país: todos eles vão dar Prioridade à Educação, Prioridade à Saúde, Prioridade às Reformas, Prioridade à Segurança e por aí vai. Assim, fiquei espantado com tantas "prioridades" e quis comentar aqui... Mas, como eu sou muito jovem e não entendo nada de política, fui consultar o "Pai dos Burros", como dizia a minha tia, pra saber como pode isso. Lá vão as nobres palavras do Sr. Aurélio:

pri:o.ri.da.de = sf. 1. Qualidade do que ou de quem é o primeiro; primado. 2. Precedência dada a alguém, com preterição de outrem [primazia].

Pois é, vocês já adivinham o que eu vou perguntar: Como podem ter a Educação, a Saúde, as Reformas e a Segurança em primeiro lugar. Ora, como diria neste momento nosso célebre amigo Aristóteles, se tudo é primeiro, nada o é. Se tudo é prioritário, nada o é. Uma coisa é dizer que a prioridade em relação à Educação é x, a prioridade em relação à Saúde é y e que isso constitui o conjunto de prioridades relativas a cada área. Mas dizer que tudo vem em primeiro lugar... Quantos primeiros lugares existem?!?

Sabemos que as necessidades são enormes mas, pelo amor de Deus, alguém pode realmente definir UMA prioridade? Ou então banir o uso dessa palavra que esvazia de sentido todo discurso e enfastia quem presta o mínimo de atenção?

***


Ainda a Educação

Pois é, este que vos escreve ainda é um rapaz utópico que acha que esse é o único meio de desenvolvimento humano e, portanto, social, econômico etc. Por esta semana, passei os olhos em algum lugar que dava dados sobre a última pesquisa feita no Brasil sobre número de livros lidos por ano e fui atrás de algumas outras informações. Encontrei a página do PNLL - Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura.

Da página sobre as metas até 2008, selecionei, dentre outras, as seguintes, não pelos objetivos, mas pelos dados que elas veiculam:

"Aumentar o índice nacional de leitura em 50% (de 1,8 para 2,7 livros por habitante/ano)" - Isso quer dizer que o brasileiro tem a ridícula média de menos de dois livros lidos por ano.

"Implantar bibliotecas municipais em 100% dos municípios do País" - Saber que há municípios que não têm nem saneamento básico não faz ser menos vergonhoso o fato de que há cidades sem ao menos uma biblioteca.

"Ampliar de 47% para 57% o índice de pessoas, acima de 14 anos e com hábito de leitura, que possuem pelo menos 10 livros em casa" - Menos da metade das pessoas do país têm ao menos 10 livros em casa. Descontados dicionários, bíblias e livros didáticos das crianças, o que sobra então?

Nunca é demais lembrar desses dados...

Passeiem também pelo site da Câmara Brasileira do Livro e pelos links que por lá encontrarem.

Abraços e até a próxima.

GF.

PS: Obrigado pelo elogio, D. Candinha...













sexta-feira, agosto 18, 2006

::: PÍLULAS :::

Como toda semana, lá vão elas.


Propaganda e "visibilidade"

Segundo a pesquisa veiculada pelos jornais, 45% da população simplesmente desligou a TV durante a apresentação do horário político, afora os outros que mudaram para os canais de TV paga, assistiram DVDs etc. (veja
aqui).

Há presente aí a já velha discussão: o desinteresse é porque se pensa que eles são usurpadores do poder e do dinheiro público ou eles o fazem porque não se analisa seus currículos e não se memoriza seus nomes e números - presentes nas propagandas - para não se votar neles?

Para além dessa velha discussão redundante, interessante notar a tímida mas clara campanha da Justiça Eleitoral sobre se refletir sobre o voto. Há de se levar a discussão para outro nível: não se trata mais de análise de propostas, e sim de análise do ato de se eleger e da postura acerca do voto.

***
Propaganda e Verdade
Mas se você não se encaixa na nota acima e foi um fiel e resistente telespectador das propagandas, além de sua heróica manifestação de patriotismo, ainda teve de agüentar algumas "distorções" - pra ser politicamente correto e não falar mentiras.

Você ouviu o candidato tucano falar que fez 19 novos hospitais, enquanto o próprio site do Governo do Estado fala em 2, realmente novos.

Viu também o presidente falar em 6 milhões de empregos gerado, enquanto o Ministério do Trabalho prevê, até o fim do ano, 5 milhões.

Veja mais aqui.

Pois é, talvez seja melhor mesmo desligar a TV. Que tal um livro?
***
Imagem da semana
Apenas porque não podemos nos furtar à imagens como esta:




Até a próxima.

GF.

sexta-feira, agosto 11, 2006

::: PÍLULAS :::

Olá, meus amigos. Ei-las:

Educação 1

Saiu o resultado do ENADE 2005 (veja os resultados aqui). Apenas reproduzo parte da notícia da FSP.

Só 29 cursos recebem nota máxima em SP

"Apenas 2,4% dos cursos avaliados em São Paulo pelo último Enade, exame que substituiu o provão, receberam a nota máxima. Em termos absolutos, isso significa que 29 dos 1.220 cursos analisados no Estado obtiveram o patamar cinco.

O desempenho em São Paulo ficou abaixo da média nacional, em que 4,7% das carreiras ficaram no nível mais elevado."

leia mais aqui


***


Educação 2

Fundamental a leitura da coluna de domingo último do jornalista Gilberto Dimenstein sobre a experiência educacional em Apucarana, PR. O ensino público da cidade tem as melhores notas nas avaliações do MEC. As escolas adotaram o regime de tempo integral e oferecem mais de 30 atividades extra-curriculares, como xadrez, música etc. Em tempo de eleições, conhecer esse tipo de projeto é fundamental, principalmente para nossos queridos candidatos.

Leia a coluna do dia 06/08 aqui.
Aqui o Quadro Educacional, com informações sobre a gestão.

Em tempo: através das parcerias com entidades privada, cada aluno custa por mês, a 'exorbitante' quantia de... R$ 180,00 (!!!)


***


Educação 3

À parte as ressalvas, é um passo importante, ao menos para uma perspectiva de restabelecimento de um certo padrão de ensino no país:

Escolas terão prazo de um ano para incluir filosofia e sociologia no ensino médio

Leia a notícia de hoje, com o comentário do projeto, aqui



Até a próxima.

GF.

sexta-feira, agosto 04, 2006

::: PÍLULAS :::

Caros amigos, vamos às pequenas doses semanais. Lembramos que também esperamos suas contribuições.

Guerra é guerra e vice-versa

Não posso evitar o infeliz trocadilho: estamos sendo bombardeados todos os dias pelas informações "precisas" e "oficiais" sobre o conflito no Oriente Médio. Até aí, sem novidade. Entretanto, mesmo para quem não está lá muito interessado no assunto, vale visitar os blogs abaixo de israelenses e libaneses que 'postam' sobre a situação desde lá do front ou, ao menos, de muito perto dele; como nos diz o responsável pelo Israeli Bunker: "This is much more human and accurate then the major news channels."


www.beirutnotes.blogspot.com

www.israelibunker.blogspot.com - Destaque para o post de 1º de Agosto, bem como para o link que ele apresenta sobre as fotografias da guerra.

www.lebanonheartblogs.blogspot.com/ - congrega links para diversos outros blogs libaneses.

meastpolitics.wordpress.com - também ocm uma imensa lista de links para outros blogs.

Confira.


***


Auto-crítica

A figura do Ouvidor ou Ombudsman (saiba mais sobre ele aqui) tem se tornado freqüente nas empresas e, inclusive, em instituições governamentais (veja uma imensa lista de endereços no site da Associação Brasileira de Ombudsman). Eles são, em geral, bons canais abertos e devem ser observados como um bom termômetro do estabelecimento ao qual são filiados.

Gostaria, entretanto, de salientar o Blog diário do Ombudsman da Folha de São Paulo. O mea culpa por lá é explícito e atento. Como, por exemplo, para mostrar o que os órgãos de imprensa não mostram ordinariamente ou ainda como se utilizam de informações nem sempre definitivas e, portanto, corretas.

PS: Infelizmente, pelo que pude pesquisar, apenas o tal jornal tem um site de seu ouvidor (ainda que edê pitaco sobre outros). Se alguém souber do site do dito cujo, pertencente a outro jornal, avise-nos!

***


Estatísticas e História

Sobre estatística: não vou nem comentar, só pra citar o percentual de uma pesquisa que parece ser confiável e com conhecimento de campo: deu na FSP de domingo último que o chefe dos sanguessugas atesta que 70% dos parlamentares são corruptíveis...

Sobre História: Clique aqui e vá agora ao site do Transparência Brasil. Lá está disponível o histórico de todos os candidatos a algum cargo eletivo nas próximas eleições em diversos estados, inclusive SP. Além da ficha pessoal, constam os dados sobre seus bens, bem como os processos que alguns carregam nas costas. Ahn, desça até o fim da página e veja as empresas que contribuem para suas campanhas. Obrigatório.


Por hoje é só, pessoal.

PS: Como vocês já devem intuir, o link "para fugir" é o acima indicado. Fuja mesmo...