Instituto Hypnos

sexta-feira, novembro 24, 2006

::: PÍLULAS :::

Olá meus caros. Sem muitos rodeios, vamos lá, porque estou nervoso:

FALÁCIA DO TAMANHO DE UM TREM

Então eu acordei hoje, liguei na CBN e ouvi uma entrevista genial com Dario Rais Lopes, o secretário dos Transportes de SP, figura brilhante no entendimento dos problemas do transporte público, dizendo que não sentia estar fazendo nada de desumano ao promover o aumento da tarifa de ônibus, trens e metrô (que vai para absurdos R$ 2,30, sem direito a desconto com bilhetes de ida e volta). Ele obedecia a um argumento estranhíssimo, pra não dizer ridículo: segundo o secretário, quando do último aumento, o salário mínimo podia comprar 120 bilhetes de metrô/trem. Agora, mesmo com este reajuste, o salário mínimo pode comprar 152 bilhetes (ohhhhhh!!!).

Além de rudimentos da lógica, o que o secretário parece desconhecer é que - pasmem - ninguém come, dorme, veste, paga contas de luz, água e eletricidade com bilhetes de metrô/trem. O rombo no orçamento daqueles que dependem de transporte coletivo em SP não é de apenas 9,52% referentes ao incremento no preço das passagens, mas afeta todas as contas dos pobres coitados que dependem destes tranportes e são tratados como gado.

Se você não sabe do que estou falando, vá por volta das 07:30h na integração do trem com o metrô na estação da Luz e veja por si mesmo. Ou melhor, se você sofre de claustrofobia ou não quer chegar ao seu destino com vários hematomas, não vá não. Há uma especie de corredor, feito com canos de ferro, que obriga a um afunilamento inumano, que lembra o procedimento de abate de bois. Demora-se cinco minutos ou mais para vencer uma distância de 10 metros. E não me venha algum genial engenheiro me dizer que é para controle de fluxo nas plataformas do metrô porque nada justifica o tratamento humilhante dado aos usuários. Aí, se você ficar indignado com o que vir, tente ligar pro 0800 da CPTM. Aproveite e faça, com indicaria nossa amiga D. Candinha, um chá de camomila pra não se enraivecer seja com a espera ou com a ineficiência. Ou se você é um burocrata, pense no quanto se perde em produtividade nessa viagem no comboio do inferno.

Para encerrar, veja aqui um comentário de uma economista: "Se a inflação de dezembro fosse ficar em 0,00%, agora, só por conta de transportes públicos, ela já nasce com um piso de 0,69%". Veja a matéria aqui.

Só gênios nos governos...


*


Ontologia do Pastel

Primeiro, leia aqui a coluna de hoje de Carlos Heitor Cony. Depois, volte a esta janela.

Se você leu e "axou td blz pd fexar a janela e ir tc no msn"...

Só quero comentar dois pontinhos do texto, muito bem escrito, por sinal, do Cony:

Também penso que o vestibular, tal como é aplicado atualmente, reduz "a sabedoria humana a uma espécie de loteria esportiva intelectual". Entretanto, prezado Cony, a culpa do problema do sistema não é do Bechara, do Cegalla nem de nenhum outro gramático. Você se refere à gramática e à ortografia como "convenções mais ou menos abstratas". Ora, mas o que são, por exemplo, as leis civis? Elas são descartáveis por isso? Um discurso, no maior jornal do país, que tem manuais de redação e preza pelo bom uso do vernáculo, se contradiz somente por existir e querer se fazer entender. Não vou desfiar um rosário de argumentos, apenas alertar para a idiossincrasia.

E Cony, ler você falar da "ontologia do pastel" para justificar uma bizarrice com plurais só não é pior do que esse tipo de postura, recorrente hoje em dia, de querer se afinar com os novos tempos com o que eles têm de pior.

Lastimável.

Até.

GF.

sexta-feira, novembro 17, 2006

::: PÍLULAS :::

Olá meus caros. Neste calor senegalesco de São Paulo, vamos às Pílulas semanais

Consciência Multicolor

Se você é um daqueles milhares que, como outros tantos que conheço, acha estranho um "Dia da Consciência Negra" (tirando que teremos feriado em algumas cidades de SP), vamos lá. Eu também penso ser estranhíssimo ter um dia específico para tal lembrança, mas por um motivo muito específico. Em geral, essas datas servem de desafogadores mentais para as causas que advogam. No caso, serve para que na maioria dos outros dias se possa sossegadamente não pensar em discriminações deslavadas, o que é um tanto bizarro.

Mas bizarro mesmo é ainda ler uma coisa dessas: Renda de negros ou pardos é metade da dos brancos, indica IBGE..

Dêem uma olhadinha no post do Mino Carta sobre o assunto: Um Ronaldo qualquer

Fico com aqueles versinhos de André Abujamra, dos tempos do famigerado Karnak:

Alma não tem cor
Porque eu sou branco
Alma não tem cor
Porque eu sou negro

...Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida
Ela é multicolor


Quer ouvir? Clique aqui (infelizmente só achei com o Chico César, que também vale pela boa execução ao violão)

*


Imprensa Expressa

E o pessoalzinho ficou todo bravo por causa do comentário do Lula lá na Venezuela, comparando a postura da imprensa tupiniquim com o que aconteceu com Chávez. Antes de você espumar também, dê uma voltinha de 15 minutos pela net ou em nossos posts passados, em busca das "meia-notícias" das quais fala o presidente, e depois volte aqui pra contar o que acha.


*


Ludo

Antes que me chamem de ingênuo, atesto saber que "as coisas são assim mesmo" e que nao se faz política, modernamente, sem esse tipo de jogo. Mas confesse: não é um pouco assustador ver que se escolhem ministros pra "pacificar" partidos, ou "acalmar" caciques, ou "garantir governabilidade"?


Abraços e até a próxima.

GF.



sexta-feira, novembro 10, 2006

::: PÍLULAS :::

Olá meus caros. Passadas as eleições, voltemos à nossa programação normal.

IDH

Ontem, dia 9, foi publicado o relatório anual do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com a nossa "honrosa" qualificação no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Caímos uma posição, somos agora o 69° país, numa lista de 177. Dêem uma olhada, em geral, no site do PNUD. As considerações sobre o posicionamento do Brasil, metas e todo o resto, vocês vêem nos links específicos. Destaque positivo para a melhoria na distribuição de renda.


*

Piauí

Não se trata de fazer opção por posicionamento. Apenas vá lá no site da recém lançada Revista Piauí e dê uma olhada. É no mínimo algo diferente do jornalismo predominante. Encabeçado pelo cineasta João Moreira Salles e Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, a revista conta com excelentes colaboradores, como Rubem Fonseca e Jaguar. Pescado no já famoso por aqui, Imprensa Marrom


*


Contadores de Histórias

Apesar do link já estar no frontpage do site, acho bom colocar aqui de novo. Novidades da nossa agenda:

"Nossa Ong já contactou uma profissional para curso de "contador de histórias". A programação será de duas tardes de sábado, full time. A intenção é ajudar a formar um contingente de voluntários que possa contar bem histórias (forma e conteúdo) em escolas infanto-juvenis, quer da periferia, quer da municipalidade ou quaisquer outras, em nome do Instituto Hypnos. Sendo um trabalho de voluntariado, não há certificado no estilo acadêmico, e os voluntários não devem cobrar por seus futuros serviços. Aguardem detalhes sobre dia e local.

Informe-nos sobre seu interesse mandando-nos um email com seus dados, clicando aqui (Assunto: Contador de Histórias).

Conheça mais sobre o Instituto Hypnos - o prazer de saber, clicando no botão MAIS no site ou aqui.

Abraços.

GF.

sexta-feira, novembro 03, 2006

NA PONTA DA FACA...

1.Então, o Evo Morales anda muito solto? é o que dizem. Se seguirmos com atenção o que sabemos , sempre via midia (argh! como ela anda ruim!), o presidente da Bolívia está sendo irresponsável. Porém, é a pp mídia quem nos faz pensar que Evo tem dois discursos - porque os jornais dizem coisas na primeira página e outras escondidas na parte econômica, por exemplo): o discurso 1 é para o povo boliviano que o elegeu e a quem deve explicações nacionalistas, bem como aos líderes populistas com quem se uniu (uniu??); o discurso 2 é o que efetivamente pode ocorrer de mudança em seu país. Este quase não é relevado na mídia que procura o meio mais fácil de dar notícias (releases prontos). A Petrobrás está, de há muito, em negociações com a Bolívia, quer sobre o gás, quer sobre suas instalações. Antes até da subida de Evo. O único fulano do governo Evo que levou a sério a possibilidade de "nacionalização já", foi mandado embora... Então? Por que relevar as desavenças e esquecer as negociações que caminham a todo vapor? Bom, ainda valem provérbios do tipo "é para inglês ver" (hum...que frase, hein!), ou "por onde passa o bispo". Atenção, portanto.

2) O PSDB e o PFL perderam uma grande oportunidade de mudar a imagem que está grudando em seus partidos, ao se recusarem a participar, mesmo que parcialmente, do governo eleito com ampla maioria. Quer gostem, quer não, deveriam estar à disposição em nome do que seja o melhor ao povo brasileiro. Mesmo que seja na aparência (ei, Fernando Henrique, v sabe disso...), a postura mais "cândida" é sempre a melhor em certos momentos, não? Vs viram o que aconteceu com Geraldinho Alckmine seu discurso "contundente?". Não deu... Estamos fartos de agressividade. Os dois partidos se fartaram na má retórica durante as CPIs, distilaram um veneno violento, bem mais do que seria preciso para cuidar da corrupção: expuseram à mídia agressões pessoais, ou claramente partidárias e até psicologiamente duvidosas, que acabaram virando o feitiço contra o feiticeiro. O que queriam não resultou, e começaram a dizer que nós, o povo, estávamos aceitando bem a corrupção. Que nada!!! Falta de sensibilidade política. Compostura, srs., compostura.

3) Estou espantadíssima!! Na sociedade de massa, bem sabemos que vamos todos para um lado só, nas opiniões, uma vez que estas são formadas pela mídia. O que aconteceu para que a mídia impressa, mais até que a telê, pegou pesado contra as coligação que elegeu Lula e.... não conseguiu fazer a cabeça de todos? Que mistério!! Será que os fatos objetivos, repetidos ad nauseam pela coligação vencedora - que o Brasil vai bem, a economia vai bem, os programas do governo Lula andaram relativamente bem, etc. - será, eu dizia, que os fatos falaram mais forte que a propaganda impressa? É o que parece, porque os jornais e revistas perderam o rumo completamente. Não têm sequer pejo em adotar um candidato e distorcer notícias, nem se escondem em sutilezas. Feio, hein! Srs.jornalistas, o que ocorre?? é medo de perder emprego ou o quê? Alguém pode me explicar? Convenhamos, é um fato digno de nota.


4) Ah, a Infraero!!! Sabemos há tempos que é mal administrada. Não é de hoje que vez ou outra ocorre atraso e outros problemas. A gente ouve falar de cada coisa!!! ah, o dia em que mexerem nesse saco de gatos.. devem sair tigres em nada tristes. Antes, ficávamos confusos com a esbórnia: é a companhia aérea ou é a Infraero? hoje está claro. Com dinheiro em caixa, deixou a coisa chegar onde chegou. Os controladores de vôos conseguiram chamar a atenção (pena que foi logo depois do acidente da Gol e isso vai ser usado pelas grandes seguradores do pedaço). Seria o único jeito? Bom, se eu fosse o tal general da Infraero eu pedia demissão por incompetência. Junto, o sr. Ministro da Defesa. E.. Lula (ou Dilma, ou José Dirceu, antes), vs tinham que ter atentado a isso tudo!! Confiança se ganha, não é presente dos deuses, não! Quando o governo terá coragem de mexer com a administração do Ministério da Defesa e seus poderes? Quando?

R.G.